pesquisar



Sindicato das Indústrias de Joalheria e Lapidação de Pedras Preciosas do Nordeste Gaúcho

Sobre o SindicatoHistória


Sindicato das Indústrias de Joalheria e Lapidação de Pedras Preciosas do Nordeste Gaúcho – Sindijoias/RS

Data de Fundação: 21 de setembro de 1988
Primeiro Presidente: REMI ANGELO ENRICONI
Presidente Atual: ANDRÉ GIRELLI

Nasceu da Associação Profissional das Indústrias de Joalheria e Lapidação de Pedras Preciosas de Caxias do Sul, a associação foi fundada em 04 de agosto de 1986, tendo como primeiro presidente Oscar José Santi. Em 21 de setembro de 1988 com a obtenção da Carta Sindical passou a se chamar Sindicato das Indústrias de Joalheria e Lapidação de Pedras Preciosas do Nordeste Gaúcho- Sindijóias/RS e teve como primeiro presidente Remi Ângelo Enriconi. Com sede na CIC de Caxias do Sul e uma sub sede na CIC de Guaporé e mais a abrangência em outros nove municípios, o SINDIJÓIAS/RS, através de ações com entidades governamentais, busca qualificar o conhecimento de seus associados e o nível técnico de uma mão-de-obra mais especializada, bem como o desenvolvimento social de suas empresas.

O Sindijóias/RS está estruturado para desenvolver diversas atividades de interesse ao setor joalheiro e de pedras preciosas. Através dos esforços de sua diretoria e da equipe da sede do sindicato, a entidade sempre esteve muito próximo às empresas do setor, promovendo o intercâmbio de tecnologias (através de cursos, palestras, seminários, concursos e missões tecnológicas), de divulgação e promoção das indústrias (em feiras e catálogos, por exemplo), e de representatividade (junto às outras entidades do setor, aos governos municipais e estadual e outras entidades).

O sindicato vem contribuindo para o desenvolvimento e qualificação de profissionais para o setor joalheiro desde 1997, ano em que se instalou a Extensão do SENAI-RS em Guaporé. Cursos como: Cravação de Pedras (com mestres convidados das escolas da Inglaterra e da Itália, em conjunto com o IBGM e SENAI-RS), Galvânica, ourivesaria, designer, entre outros, são exemplos do apoio da entidade no desenvolvimento técnico-profissional da mão de obra.

A mais de 10 (dez) anos, a Entidade vem apoiando a Extensão do SENAI-RS de Guaporé no curso de maior cunho social: o Curso de Menores Aprendizes de Joalheria. são 18 alunos que, em dois anos, receberão todo o aprendizado da profissão de joalheiro e estarão aptos a ingressarem nas indústrias da região com um alto nível de profissionalismo.

A base territorial de intensa atuação do SINDIJÓIAS/RS é o Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, sendo muito atuante no setor joalheiro, tratando-se de importante referencial do segmento, e congregando em seu cadastro de clientes quase a totalidade das indústrias de jóias do Estado do Rio Grande do Sul.

O seu sucesso se deve à percepção e à atuação de todas as suas diretorias, as quais optaram por firmar parcerias e/ou filiar-se a importantes Entidades e Órgãos Governamentais do país, tornando-a pró-ativa, e aglutinando forças para alavancar o setor joalheiro Gaúcho, tornando-o mais competitivo, tanto a nível nacional como internacional, inclusive com o objetivo de gerar novas frentes de trabalho e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil.







  Sede:

Rua Pinheiro Machado, 101 L
Bairro Nossa Senhora do Carmo
Guaporé - RS
CEP: 99200-000
  Atendimento:

(54) 3443-3000 Ramal 2



   Copyright © 2012. Todos direitos reservados. Desenvolvido por: